A pergunta se deve exclusivamente ao fato de que, com toda a certeza, a primeira leitura infantil começa com os famosos, e eternos, quadrinhos. As histórias em quadrinhos fascinam as crianças na sua generalidade e acabam por fazer adultos amantes da leitura. Hoje em dia, mesmo com o avanço e infiltração da tecnologia cibernética, as histórias em quadrinhos continuam encantando crianças e adultos.
E é com grande prazer que hoje o bloggSPy fala sobre esse universo de fantasia única. A entrevista de hoje é com Sidney Gusman do Universo HQ, site sobre quadrinhos criado há 9 anos por Samir Naliato.
Então chega de falar e vamos logo à entrevista.
bloggSPY: Sidney, explique para nós o que é o “Universo HQ” e quando nasceu.
Sidney Gusman: O Universo HQ é um site jornalístico sobre quadrinhos. Foi criado em 5 de janeiro de 2000, por Samir Naliato, como um site de fã. Como eu sempre gostei de trocar ideias com leitores, dava dicas pra ele e até enviava algumas resenhas.
Como o site começou a se destacar, o Samir me convidou pra ir pro Universo HQ e torná-lo, efetivamente, um site jornalístico sobre quadrinhos. Isso aconteceu em 2000 mesmo, em setembro. Aí, levei comigo o Sérgio Codespoti e o Marcelo Naranjo. Desde então, novos colaboradores foram chegando, o UHQ foi ficando cada vez maior e o site se tornou uma referência na internet quando o assunto é quadrinhos. Hoje, o Samir não está mais no UHQ.
bS: Quando aconteceu o 1º post do blog “Universo HQ"?
SG: Foi no dia 18 de maio de 2006. O post inaugural foi sobre uma raridade: Chico Anísio em Quadrinhos: Era Xixo um Astronauta, HQ com roteiro do ator e comediante Arnaud Rodrigues e arte do mestre Nico Rosso. Logo depois, fizemos até um post (em quadrinhos) pra brincar sobre como surgiu a ideia do blog: http://universohq.blogspot.com/2007/05/comeou-mais-ou-menos-assim.html.
bS: Universo HQ conta além de um blog, um site. Qual a diferença desses 2 veículos?
SG: No site seguimos uma linha mais jornalística, mais séria. Já o blog do Universo HQ é um espaço no qual a equipe do site posta comentários, curiosidades, “causos” do mercado e histórias diversas sobre quadrinhos, filmes, livros, sebos, edições raras, nossas coleções e até nosso dia a dia de trabalho, com uma proposta diferente.
No site, é raro usarmos primeira pessoa num texto; no Blog, isso é rotineiro. No Blog a gente posta até sobre coisas que nada tem a ver com quadrinhos, como futebol, por exemplo.
bS: A mesma equipe do site atualiza o blog? Ou há um responsável exclusivo para o blog?
SG: No começo, só postavam no blog o Codespoti, o Naranjo, o Marcus Ramone e eu. Mas logo abrimos para outros colaboradores também.
bS: Quais as principais fontes para as publicações do blog?
SG: No blog as principais fontes são nossas experiências pessoais. Mas de um ano pra cá temos mudado isso um pouco. Como no site nossa estrutura é mais “engessada” e só atualizamos na parte da manhã, passamos a usar o blog quando “pinta” um furo de reportagem ou uma novidade bacana. Para aumentar a interatividade dos dois veículos, passamos a colocar em matérias e colunas opinativas, um link para o blog do Universo HQ, para que os leitores comentem os textos lá.
bS: Já receberam críticas sobre o blog? E sobre o site?
SG: Claro que sim. Tanto no blog quanto no site há problemas e sabemos bem disso. O pessoal quer que a gente invista num visual mais bacana, que coloque RSS e outras coisas. Mas como nenhum de nós vive do site ou do blog (eles não dão grana), isso é feito num ritmo muito mais lento do que gostaríamos. O site Universo HQ é octacampeão do HQ Mix (2000 a 2007) na categoria site sobre quadrinhos. O blog chegou a ser indicado na categoria blog sobre quadrinhos, mas não levou.
bS: A Equipe Universo HQ tem alguma expectativa em relação ao blog?
SG: A nossa expectativa no site é sempre levar ao leitor que curte quadrinhos uma informação precisa. O blog serve mais para aumentar a interatividade com os leitores e para escrevermos de modo mais solto, usando inclusive brincadeiras.
Pessoal, vale muito a pena conhecer – se é que já não os conhecem – tanto site, quanto o blog do Universo HQ. Mesmo se você não goste muito de quadrinhos. É um perfil que vai além do simples gostar das histórias. São as informações contidas em ambos, a forma como é escrita e a precisão das notícias; tudo aliado à um bom humor limpo e claro.
A mensagem mais interessante disso tudo é como eles mostram que quadrinhos não é só coisa de criança. A criatividade e o profissionalismo para montar uma história tem que ser de um nível bem elevado. Quem cria a escrita tem que estar realmente antenado com o mundo atual, assim como quem cria as imagens. Fica a dica para ser mais que quadradinhos coloridos, ou não, com balões de falas.
Quadrinhos é coisa de gente grande.
Site: http://www.universohq.com.br/
blog: http://www.universohq.blogspot.com/
Isso é tudo por hoje.
Murilo de Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário